blog
O privilégio de pertencer ao grupo que promove o bem

Janaina Oliveira, presidente e fundadora do Projeto Vida Na Rua.
Atos de bondade e ajuda aos outros têm sido associados à melhoria do bem-estar mental, à redução do estresse e à promoção de uma mentalidade positiva.a compaixão.
O voluntariado geralmente envolve trabalhar com uma equipe ou comunidade, promovendo conexões sociais e um sentimento de pertencimento e o envolvimento direto na assistência social pode aprofundar a compreensão das lutas dos outros, promovendo a empatia e, inclusive, oferece oportunidades para desenvolver novas competências ou aprimorar as existentes, que podem ser valiosas para o crescimento pessoal e profissional.
Ajudar os outros e causar um impacto positivo em suas vidas pode trazer satisfação pessoal e uma sensação de realização, expandindo as redes de relacionamento sociais, potencialmente abrindo portas para novas oportunidades e colaborações e em termos de empatia, o envolvimento direto na assistência social pode aprofundar a compreensão das lutas dos outros, promovendo a empatia e a compaixão.
Um elemento importante nisso tudo, inclusive na iniciativa de fazer parte de um grupo como o do PVNR é basicamente fortalecer a esperança como elemento força para avançar. Do outro lado, de quem precisa de uma “ajuda verdadeira”, principalmente as pessoas mais pobres ou em situação de extrema vulnerabilidade, a esperança muitas vezes representa a crença na possibilidade de mudança positiva e melhoria nas suas circunstâncias. Pode servir como uma força motivadora, inspirando os indivíduos a trabalhar para um futuro melhor, apesar dos desafios atuais. O acesso a oportunidades, sistemas de apoio e recursos desempenha um papel vital na manutenção da esperança para aqueles que enfrentam dificuldades econômicas.
No geral, o trabalho voluntário de assistência social não só beneficia os que recebem diretamente essa ajuda, mas também contribui para o bem-estar pessoal e emocional, principalmente por gerar um enorme senso de propósito e realização, pois contribuem para o bem-estar dos outros.
Todas as doações que são motivadas pelo amor ao próximo podem curar, o outro e a si mesmo, pois doar por amor e compaixão proporciona à quem pertence a esse grupo um senso de propósito, contribuindo para sua satisfação geral com a vida. Atos de generosidade podem desencadear a liberação de endorfinas, promovendo sentimentos de alegria e satisfação através de comportamentos altruístas, como doações motivadas pelo amor, têm sido associados a níveis mais baixos de estresse e à melhoria da saúde mental.
Compreender o impacto das doações de alguém sobre a mudança, cultiva a empatia e uma apreciação mais profunda pela interconectividade da humanidade, pois igualmente saber que as contribuições de alguém têm um impacto positivo na vida de outras pessoas pode ser profundamente gratificante e curativo.
Em essência, o ato de dar movido pelo amor e pela compaixão pode contribuir tanto para o bem-estar de quem recebe como para a cura emocional de quem doa.
O PVNR é um lugar de amigos unidos por um propósito. As amizades fitas no projeto trazem alegria e felicidade, e é hoje um lugar que facilita a interação social, um local para risos compartilhados, celebrações e experiências memoráveis desde sua fundação.